Densitometria

É um exame indolor, simples e seguro, que utiliza uma fonte de Raio-X para captar e analisar por computador a densidade mineral dos ossos e compará-la com padrões da idade e sexo do paciente. Ela é importante para diagnosticar e tratar a osteoporose e outras doenças que atingem os ossos.

Ecocardiograma

É um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do eco delas, transformando-o em imagens. Assim, a ecocardiografia pode fornecer imagens estáticas e em movimento dos músculos e das valvas cardíacas e o mapeamento em cores do fluxo sanguíneo pela técnica Doppler, permitindo identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.

Eletrocardiograma

É um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca e da sua condução, registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração. Apesar de ser de execução muito simples, o eletrocardiograma é um exame muito importante em cardiologia, pois ele permite diagnosticar desde condições ligeiras até outras muito graves, como os infartos do miocárdio, por exemplo.

Eletroencefalograma

É um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, registrado em um computador. As indicações deste exame são: avaliação inicial de síndromes epilépticas, avaliação de coma, intoxicações,encefalites, síndromes demenciais, crises não epilépticas e distúrbios metabólicos.

Eletroneuromiografia

A eletroneuromiografia (ENMG) é utilizada para detectar alterações nos nervos periféricos dos membros superiores e inferiores, os quais podem sofrer lesões em doenças ocupacionais (do trabalho), traumáticas (acidentes de motocicletas, de carro ou por armas de fogo ou branca), podendo ainda alterarem-se nas doenças metabólicas (diabetes mellitus, alcoolismo), infecciosas e degenerativas.

Geralmente os pacientes se queixam de distúrbios da sensibilidade, como áreas anestesiadas (adormecidas), com parestesias (sensações de formigamento, de
“alfinetadas” e de queimação) e de distúrbios motores, como redução da força, perda de massa muscular (atrofia), cãimbras e tremores excessivos.

É rotineiramente solicitada em casos de hérnias de disco cervical e/ou lombar, para síndrome do túnel do carpo (dedos das mãos que adormecem), compressões do nervo
ulnar ao nível do cotovelo (frequente em profissionais que se apóiam sobre os cotovelos).

Consiste na colocação de eletrodos nos locais onde se pretende avaliar, captando os sinais elétricos gerados pelos nervos, após serem excitados por um estímulo elétrico (pequeno choque). Após essa etapa, faz-se a captação da atividade elétrica gerada nos músculos (dos membros superiores e/ou inferiores, ou do tronco, ou da coluna ou mesmo da face, quando se trata de paralisias faciais), com a utilização de eletrodos parecidos com agulhas de acupuntura, muito finas, causando pouquíssimo desconforto.

Espirometria

A espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar. O teste vai quantificar o ar que a pessoa assoprou e qual a velocidade. Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão.

Estudo Urodinamico

É um exame realizado para avaliar o funcionamento da bexiga e esfíncteres da uretra. Quando indicado, esse exame é essencial para o seu médico definir e predizer a resposta ao tratamento que será proposto. Além disso, é um exame que também pode ser decisivo quanto à indicação ou não de um tratamento cirúrgico.

Fibro-naso-laringoscopia

É um exame que permite a avaliação das estruturas da cavidade nasal, faringe e laringe mediante a colocação de uma fibra flexível pela cavidade nasal, sob anestesia tópica.
Auxilia no diagnóstico de sinusites, pólipos nasais e desvios de septo.

Holter

É um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia ou mais e pode, assim, detectar alterações que em geral não aparecem num exame de tempo mais limitado, como num eletrocardiograma simples, por exemplo.

Laboratório

Nos últimos anos, a contribuição do laboratório clinico para o diagnóstico e acompanhamento de doenças das mais variadas possíveis, através de exames de sangue, urina e fezes, tem sofrido modificações extremamente significativas e importantes, contribuindo muito para se obter uma  maior especificidade diagnóstica.

Mamografia

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.

MAPA

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial com uma frequência pré-determinada, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono.

Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante quando o paciente está acordado e durante o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

No dia e horário agendados, é feita a instalação do equipamento no paciente, que permanece com ele durante 24 horas.

O equipamento é composto por um monitor leve e pequeno – colocado na cintura – que conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira colocada no braço não dominante, exceto se houver alguma contraindicação.

Periodicamente o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida.

Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software especialmente construído para esta função desenha um gráfico das pressões registradas nas 24h.

O exame deve ser realizado em um dia representativo da sua atividade diária. Assim, é fundamental manter as atividades rotineiras.

Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades” onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou, assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes.

Raio-x

É uma fotografia do interior do corpo, que permite uma melhor visualização dos ossos. Na medicina, o raio-X é utilizado para análise das condições dos órgãos internos, pesquisas de fraturas, tratamento de tumores, câncer e doenças ósseas.

Teste Alérgico

O teste cutâneo de alergia é chamado de Prick Test ou teste de puntura. É um método  que consiste em detectar quais alérgenos (são substâncias de origem natural, ambiental ou alimentar que podem induzir a uma reação alérgica) que o indivíduo é sensível. Também pode-se detectar sensibilidade a inalantes como, por exemplo: ácaros, gramíneas (pólen), fungos, epitélio de cão, epitélio de gato, penas e baratas e também sensibilidade a alimentos como: leite, gema e clara de ovo, trigo, milho, amendoim, glúten, cacau, camarão, peixe, carne bovina, carne suína e carne de frango.

Teste Ergométrico

Também conhecido como teste de Esteira, serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Ultrassom 3D/4D

O método de ultra-sonografia 3D (três dimensões) é uma inovação do método 2D, transforma as imagens convencionais em imagens tridimensionais, permitindo que a mamãe consiga visualizar uma imagem mais realista do seu bebê. Essas imagens obtêm uma qualidade quase fotográfica. As melhores imagens da face são obtidas entre 26 a 29 semanas de gestação, pois neste período o feto já tem uma boa quantidade de tecido gorduroso em baixo da pele e ainda tem bastante líquido (o que é extremamente necessário para formação de imagens nítidas).

Ultrassonografia

É um exame que envolve a exposição de parte do corpo para as ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens do interior do corpo. Como as imagens de ultrassom são capturadas em tempo real, eles podem mostrar a estrutura e movimento dos órgãos internos do corpo, assim como o sangue que flui através dos vasos sanguíneos.

Urofluxometria

É um exame que mede a força do jato urinário. O exame serve para orientar o tratamento de pacientes com sintomas urinários. Pacientes com fluxo urinário baixo podem apresentar problemas de estreitamento do canal da uretra ou da próstata, ou até mesmo perda de contração da bexiga. A principal vantagem da urofluxometria é sua facilidade de realização, pois é um exame rápido, simples e indolor.

Videocolposcopia

Fazer exames ginecológicos nem sempre é agradável, mas é indispensável para manter a saúde íntima em dia. A colposcopia é um dos métodos que não podem deixar de ser
feitos.

A colposcopia é um exame ginecológico feito no consultório médico com o objetivo de identificar, principalmente, o câncer de colo do útero e lesões relacionadas ao vírus HPV.

Durante o exame são aplicadas soluções de ácido acético e iodo, permitindo dessa forma que as células anormais fiquem de cor diferente das normais. O médico então avaliará visualmente e, se houver áreas anormais, fará uma biópsia. A biópsia é feita com uma pinça de biópsia e retira uma pequena amostra do tecido doente.

A videocolposcopia é quando as imagens visualizadas pelo ginecologista são reproduzidas em uma televisão, onde a paciente consegue acompanhar o exame e/ou o procedimento a ser realizado.

Videolaringoscopia

É um exame realizado no consultório por um otorrinolaringologista, com o objetivo de visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. Procuram-se lesões ou sinais sugestivos de doenças que acometam a boca, garganta, base da língua, pregas vocais entre outros. Acoplado a um sistema de vídeo, permite amplificação e registro das imagens.

Envia sua dúvida

Contato

Telefones

(47) 3231-2700

(47) 98484-1757

(47) 99607-5187

Atendimento

Seg - Sex:     07:00 - 22:00

Sáb:      07:00 - 12:00

Dom:      Fechado