O que saber sobre o AVC – derrame cerebral?

O que  saber  sobre o AVC  –  derrame cerebral?

O derrame cerebral  (AVC – acidente vascular cerebral)  é  a  doença que mais mata  no mundo todo junto com as doenças cardiovasculares e uma das que mais gera incapacidades e sequelas.

QUEM ESTÁ SOB MAIOR RISCO DE TER A DOENÇA?

Existem pessoas mais propensas ao AVC, além da idade e de histórico familiar da doença, pacientes obesos,  hipertensos, tabagistas, diabéticos, usuários de álcool, sedentários e quem  já  teve um derrame ou ameaço, estas pessoas devem estar atentas e procurar neurologista para controle dos fatores de risco e realização de exames.

avc - estatistica

O QUE É, E COMO RECONHECER UM AMEAÇO ?

O ameaço é o termo popular para AIT – Ataque isquêmico transitório.  Ele é um sinal de alerta que o paciente pode apresentar um  AVC; isso nem sempre acontece, mas o paciente deve procurar imediatamente um especialista em um hospital.  O AIT diferencia-se do AVC, devido os sintomas desaparecerem rapidamente e ocorre quando um vaso sanguíneo é interrompido e seu fluxo volta ao normal após um período, não gerando sequelas.

QUAIS TIPOS DE AVC?

O AVC pode ser isquêmico, que ocorre quando um vaso sanguíneo cerebral é bloqueado ou Hemorrágico, quando um vaso sanguíneo causar sangramento.

avc - explicacao

QUAIS SINTOMAS QUE PODEM OCORRER?

Diversos são os sintomas, entre eles alterações para se expressar, para se comunicar, sorrir, perda de força, dor de cabeça súbita intensa, tontura, alteração visual, alterações de equilíbrio,  desvio rima labial.  Por isso Sociedades Internacionais de AVC recomendam três itens para o rápido reconhecimento da população frente a um suposto AVC;

     – Sorria,

     – Abrace;

     – Repita uma frase, por exemplo trecho de uma música.  

avc (3)

Quando, na dificuldade de realizar os três itens acima, existe alta probabilidade de estarmos diante de um AVC.

**** LIGUE SAMU 192 – IMEDIATAMENTE. ****

QUAL TRATAMENTO AVC?

O tratamento depende de diversos fatores. Um tratamento realizado em pronto atendimento quando indicado é o alteplase, uma medicação que procura dissolver o coágulo no cérebro, fazendo o vaso sanguíneo voltar a ter seu fluxo restabelecido.  Quanto mais precoce o paciente chega à emergência após inicio dos sintomas, maior a chance de ser possível o uso desta medicação e a chance deste paciente sobreviver e ficar sem sequelas.

EXISTEM EXAMES PARA SE PREVENIR O AVC?

Existem exames de sangue, imagem e Ultrassonografias que nos mostram o risco do paciente apresentar um AVC, os neurologistas hoje em dia possuem um aplicativo em seus smartphones que calcula a chance de um paciente ter AVC  em 5 anos. Pessoas que tem histórico familiar para a doença, idosos, obesos, sedentários, hipertensos e diabéticos, devem procurar neurologistas para fazer uma avaliação e adotarem medidas e estilo de vida saudáveis.

 

Dr Marcelo  Zalli   e   Dr Victor Cubas

Neurologistas,  formação com  ênfase em Neurologia Vascular.

Médicos corpo clínico Hospital Unimed Litoral.

Corpo clínico  Hospital  de Brusque.

Membros InterBlu Centro Clinico.

Envia sua dúvida

Contato

Telefones

(47) 3231-2700

(47) 98484-1757

(47) 99607-5187

Atendimento

Seg - Sex:     07:00 - 22:00

Sáb:      07:00 - 12:00

Dom:      Fechado